"O Mundo sabe que pelo teu amor, eu sou doente / Farei o meu melhor para te ver sempre na frente / Irei onde o coração me levar / E sem receio... farei...o que puder pelo meu Sporting" - osangueleonino.blogspot.com -

Sangue LEONINO

segunda-feira, abril 21, 2008

Dr. Jekkyl e Mr. Hide

Pois. Bem me apetecia falar única e exclusivamente de cinema e esquecer o futebol. Podia-me ficar por esse filme dos anos 40, que vi muitas vezes ainda a preto e branco, com interpertação de Spencer Tracy e com um elelenco feminino que ainda hoje poderia cortar a respiração a muito adolescente: Lana Turner e Ingrid Bergman. Para os menos atentos à cinematografia relembro, sucintamente, que o filme é baseado num romance em que o Dr. Jekkyl, um médico e investigador dedicado, se transforma por vezes em monstro.

Este tem sido o trajecto da nossa equipa: ora joga a um nível entusiasmante ora nos decepciona amargamente. E ao longo desta época tem repetido o feito incessantemente, por vezes até durante o mesmo jogo. Digno de Jekkyl & Hide!

Como é hábito nestas circunstâncias não falta quem bata nos que estão mais à mão:

No Presidente e na SAD porque fica bem e está na moda. Até os que defendem a permanência de PB à exaustão o fazem, fechando os olhos ao facto de que, com estes resultados e outros dirigentes PB já cá não estaria há muito. Na hora da vitória, como a da Taça, ninguém se lembrou deles. Estranho, no mínimo.

Na equipa e em alguns jogadores em particular. Só que são os mesmos que há 4 dias não nos cansamos de elogiar a atitude que permitiu a reviravolta fantástica. Dizia eu que, com isso, conseguiram um lugar nas páginas de ouro da nossa história, ao lado dos que fizeram os 5-0 ao Manchester ou os 7-1 ao freguês do costume. Pois ontem o máximo que deve ter conseguido é enriquecer o anedotário futebolístico nacional. Não souberam ser dignos do seu próprio feito e expuseram-se ao ridículo. Como podem vir afirmar-se candidatos a um lugar na CL sendo goleados por uma equipa que, neste momento, tem as chuteiras mais na Vitalis do que da Bwin?

Quanto ao treinador é cada vez mais notória uma bipolarização: há quem nem se importe de descer com ele aos infernos das mais miseráveis exibições, sem ser capaz de lhe apontar o mais ténue erro ou hesitação, preferindo apontar as responsabilidades noutras direcções. E cada vez mais se nota que, para estes, quem não concorda com eles é contra o SCP, como se PB fosse maior do que o clube. Outros conseguem ver culpas de PB em tudo o que está errado, seja isso da responsabilidade de outros intervenientes ou não. Eu continuo a pensar sobre PB o que sempre tenho dito aqui: possui qualidades humanas desejáveis para um líder (embora discorde, p.ex., da forma como aplica a disciplina, como se estivesse num quartel), mas é um treinador em formação, tal como são os jogadores Pereirinha ou Patrício. Ainda vamos ter que assistir a muitos erros, enquanto lhe pagamos o estágio. A SAD assumiu esse risco e tem sido coerente, mesmo arriscando-se. Agora não consigo perceber como se pode isentar em absoluto o nosso técnico de resultado tão vexante como o de ontem.

Como creio que as derrotas e vitórias se alicerçam num processo colectivo, onde cada um tem o seu papel a desempenhar, penso que o resultado de ontem foi o somatório de vários erros, embora cada parcela concorra de forma percentualmente diferente para o resultado final. E ontem, meus amigos, todos falhamos. Ao deixarmos a equipa quase sozinha, entregue a si própria, num estádio vazio, após uma vitória homérica, fomos os primeiros a deixar a mensagem que talvez o jogo não fosse assim tão importante. A equipa entrou demasiado arrogante em campo, pensando, talvez, que se recuperou de um resultado desfavorável em 27 minuto, perante um adversário muito mais forte que o Leiria, podia dar o avanço que deu. Fez aquela figura triste de novo-rico num restaurante em voga, que se deslumbra com o dinheiro fácil e depois fica surpreendido com a factura. Também não gostei da postura passiva de PB, que ontem somou mais um banho táctico de Vitor Oliveira, como aconteceu com Jesus, Carvalhal ou Cajuda. Talvez não seja por acaso. São todos treinadores portugueses, que sabem de cor como joga sempre a nossa equipa. Mas ontem, com uma atitude tão displicente da equipa, estou em crer que PB pouco mais poderia fazer.

verdão
    Sangue LEONINO


0 comentários:

Enviar um comentário

Sangue LEONINO

<< Home