"O Mundo sabe que pelo teu amor, eu sou doente / Farei o meu melhor para te ver sempre na frente / Irei onde o coração me levar / E sem receio... farei...o que puder pelo meu Sporting" - osangueleonino.blogspot.com -

Sangue LEONINO

terça-feira, março 18, 2008

Vieram para ficar?

Numa altura em que se tem discutido muito as opções de PB, é de justiça dizer que não é fácil ser treinador desta equipa, destes jogadores. O que se assistiu na 1ª parte do jogo de ontem chegou a ser irritante, tamanha era a desorganização e descoordenação do meio campo. Defendia-se mal, erravam-se passes e, pior, entregavam-se bolas atrás de bolas ao adversário. Parecia uma companhia de teatro amador, em que ninguém sabia a deixa certa e tudo funcionava de improviso. Isto, que vem sendo observado consecutivamente desde o inicio de época, anula qualquer opção técnico-táctica que o treinador tome, no sentido de contrariar o adversário. E como o Nacional até é uma equipa que pratica bom futebol, as coisas poderiam ter corrido muito pior neste período, porque tiveram mais oportunidades e tão perigosas como as nossas.

Fica por saber se o “tornado verde” que durou 10 minutos foi mérito nosso ou demérito do adversário. Opto pela 1ª opção, dada a categoria das jogadas que culminaram em golo, em especial os 2 primeiros. Fica a dúvida a equipa da 2ª parte veio para o resto do campeonato para ficar. Assim esperamos, porque chegar ao campeonato a 7 jornadas do fim já não é sem tempo, pois não? Por isso pergunto: Vieram para ficar?

Nas referências individuais:

Rui Patrício – Sofreu mais um golo desnecessário, que resulta de uma má decisão a sair dos postes, com poucas hipóteses de intervir no lance. Felizmente não se notou tanto como noutros jogos dado que já tínhamos marcado 4. Entre postes revela qualidades mas pergunto: Mário Felgueiras é pior? E se fosse Tiago ou Stojkovic a falhar a este ritmo o que diriam os sportinguistas e o que faria PB? Fica a dúvida: quando voltará a repetir a façanha? E custar-nos-á pontos ou títulos?

Gladstone: Um jogador a merecer mais oportunidades, até porque Tonel precisa de sentir que tem concorrência, numa época em que em falhado mais do que é habitual, sobretudo a defender, afinal a sua primeira e primordial missão.

Ronny: A passagem pelo banco não o apurou em nada. Continua sem defender e mal passa do meio-campo a atacar. Quando se fala no regresso de Tiago Pinto, com a qualidade de Grimi, com André Marques, que lugar terá Ronny para o ano?

Adrien: Os que perguntam e pedem até à exaustão a sua titularidade ou maior assiduidade no jogo, se têm estado atentos às suas prestações desde Guimarães, talvez percebam melhor porque PB o tem poupado. Ontem perdeu bolas em sítios proibidos, não esteve bem a lançar a equipa para a frente, perdendo passes consecutivos. Não estando em causa a sua qualidade, é evidente que tem muita “broa para roer”, como por certo lhe lembrarão as suas origens minhotas. Não fez esquecer Veloso, antes pelo contrário: lembrou que este é um lugar chave da equipa, o ponto de Arquimedes, onde a equipa perde ou ganha o seu equilíbrio. Talvez assim se perceba melhor que os problemas que Veloso tem enfrentado ao longo da época talvez se devam não só à sua própria actuação, mas sobretudo à falta de cobertura da sua posição: se encosta aos centrais sobra espaço á sua frente, se sobe um pouco sobra terreno nas costas. Esta equação não tem sido resolvida por PB e este tem sido o nosso calcanhar de Aquiles.

Pereirinha: o maior problema parece estar no seu carácter tímido. Mas isso não apaga o seu potencial, que parece ser muito. Num jogo menos conseguido, onde perdeu mais bolas do que ganhou, valeu sobretudo o seu “toque açucarado” para Liedson abrir o marcador, afinal o que parecia mais difícil.

Romagnoli: Completamente fora de forma. Moutinho não podia jogar ali, com ganhos evidentes para a equipa? E depois do golo de ontem a pergunta ainda faz mais sentido. O que faria Moutinho se jogasse mais vezes mais próximo de avançados como Liedson e Vuk?

Tiuí: uma espécie de Djaló para pior. E como sabem que não reconheço grandes qualidades a Djaló, está tudo dito. Este downgrade de qualidade dos pontas-de-lança chega a ser assustador: Pinilla =» Deivid =» Alecsandro=» Purovic=» Tiuí. Quantos brasileiros de muito maior qualidade pululam pela Bwin e pela Vitalis?

Farnerud: Deixei para o fim propositadamente. Apesar dos 12 m. em campo foi para mim dos melhores, mesmo depois da equipa ter tirado o pé do acelerador. Não falhou um passe, e foram vários os de qualidade. Por mim é caso evidente de esquizofrenia colectiva.

Para concluir diria que, embora fiquem aqui as criticas, é de realçar que 6 dos jogadores aqui referidos são sub-23. Quer dizer que, embora a factura da inexperiência tenha que ser paga, o futuro com qualidade parece estar assegurado. E fica também a pergunta:

Afinal em que ficamos? O plantel é curto e sem qualidade? Os que assim pensam então não exijam mais do que já se faz e contentem-se se não conquistarmos mais do que a Supertaça. Os que, como eu, reconhecem qualidade aos nossos jogadores, exijam e acreditem: podemos e devemos fazer muito melhor do que vimos fazendo!

Resta esperar que para o Algarve siga uma equipa moralizada e não um grupo excursionista, tipo “camones” á procura dos 1º´s raios de sol primaveris. Tragam o caneco “se fachavor”!!!

verdão

    Sangue LEONINO


0 comentários:

Enviar um comentário

Sangue LEONINO

<< Home