"O Mundo sabe que pelo teu amor, eu sou doente / Farei o meu melhor para te ver sempre na frente / Irei onde o coração me levar / E sem receio... farei...o que puder pelo meu Sporting" - osangueleonino.blogspot.com -

Sangue LEONINO

segunda-feira, janeiro 21, 2008

Este também é o meu Sporting!

Volto à crise. Porque não parece que tenha passado e porque parece que vai deixar marcas, isto partindo do princípio que será ultrapassada. Eu não tenho dúvidas que será e creio que acontecerá tão depressa quanto os sportinguistas queiram. E refiro-me a todos os sportinguistas, aos que têm responsabilidades directivas, aos técnicos e aos sócios e adeptos em geral.

Ontem, sentado no meu sofá, assistia aos jogos da Premier League e chamou-me à atenção o resumo do Newcastle – Bolton. Estádio cheio, mais de 50.000 espectadores. O clube da casa está a fazer um campeonato decepcionante, ocupando, neste momento, o 12º lugar. No entanto os adeptos, que obviamente só podem estar decepcionados e até zangados com tão pobre carreira, não desertam no apoio à equipa. E, provavelmente, também estão descontentes com os dirigentes, jogadores e técnicos (embora Keagan só tenha pegado recentemente na equipa). Mas não arredam pé e apoiam. No nosso clube o que vemos? As claques de costas voltadas para a equipa, insultando dirigentes e recusando camisolas e, a maioria dos poucos adeptos que acompanham a equipa, assobiam ou estão calados. Não tenho dúvidas que, mantendo este estado de coisas, esta atitude, o Newcastle está mais próximo de ver resolvidos os seus problemas do que nós.

Na China a sabedoria milenar diz que uma crise é um perigo mas também uma oportunidade. Nada mais certo se o aplicarmos ao nosso clube. Existe sem dúvida o perigo real de, por extremar de reacções mais menos anárquicas, ou mais ou menos organizadas, ver estilhaçar a base de um trabalho e de opções, quer técnicas quer directivas, que ainda estão a meio do caminho. A sua inversão ou, sobretudo, a inacção inconsequente deitariam a perder o que, com sacrifício, foi já alcançado. Com o mau momento surge também o debate e por consequência a oportunidade de repensar os caminhos que o clube deve trilhar. Espero que seja também a pedra de toque para o despertar de muitos sportinguistas adormecidos e ausentes. Porque todos somos necessários. Tenho pena que o pensamento estratégico sobre o clube, bem intencionado e fundamentado, quase só apareça nestes momentos. Além de correrem o risco de ser confundidos com as luminárias e profetas do apocalipse de ocasião, surgem toldados pela desilusão e pela amargura dos resultados e exibições adversos.

Este Sporting, que joga mal e ganha pouco, para meu desespero, também é o meu SCP. Tal como era o da época passada, quando ganhamos a Taça e quase um campeonato. Creio que é agora que o meu apoio incondicional é mais necessário, porque na hora de ganhar aparecem sempre muitos e a minha ausência passará despercebida.

verdão(SL)
    Sangue LEONINO


0 comentários:

Enviar um comentário

Sangue LEONINO

<< Home