"O Mundo sabe que pelo teu amor, eu sou doente / Farei o meu melhor para te ver sempre na frente / Irei onde o coração me levar / E sem receio... farei...o que puder pelo meu Sporting" - osangueleonino.blogspot.com -

Sangue LEONINO

quarta-feira, janeiro 31, 2007

Reforços? Nem vê-los...

reforço:

s. m.,
acto ou efeito de reforçar;
peça que se junta a outra para a tornar mais forte;
tropas auxiliares;
aumento de força;
acrescento para fortalecer.


Pois, o dicionário é esclarecedor, mas até este momento (22.00 horas do dia 31/01/2007), a palavra reforço parece não fazer mesmo parte do léxico dos responsáveis do nosso clube.

Sintomático... Que pobreza franciscana.


Leonino

terça-feira, janeiro 30, 2007

Desilusão


Tendo já iniciado, e com os resultados que se conhecem, a 2ª volta do campeonato, é com profunda desilusão que assisto ao resvalar do futebol do nosso clube para um pântano de onde não creio que Paulo Bento seja capaz de nos retirar.

Para mim o principio do fim não foi a derrota com o Paços, nem a derrota com o Bayern ou com o Benfica. Para mim foi a vitória sobre o Inter. Não pensem que me engano. É precisamente isso que quero dizer: a vitória sobre o Inter.

Até a esse jogo a equipa apresentou um futebol apaixonante. A pré-época foi entusiasmante e os primeiros jogos do campeonato prometiam. Após a vitória sobre a Internazionale começou a tão famosa rotatividade, as teimosias de Paulo Bento, com os resultados que se sabe. Fica a sensação que o homem se deslumbrou e perdeu a humildade. Hoje a equipa joga um futebol frouxo, previsível e, por consequência, muito fácil de anular. Infelizmente não me parece que Paulo Bento consiga inverter o rumo dos acontecimentos. Porque persiste no erro, arrastando-nos com ele para uma profunda desilusão.

Verdão

domingo, janeiro 28, 2007

Aí está... o 3º lugar!



Empate no Restelo, empate no Bessa, voam 4 pontinhos... e aí estão os lampiões à nossa frente!

O Sporting entrou mal no jogo, deu demasiado espaço aos axadrezados e raramente importunou William. Sinceramente, começava a recear a repetição do filme visto na jornada anterior no Restelo: tendo melhor plantel e melhores jogadores do que o adversário, já para não falar no historial, a verdade é que parecíamos uma equipa demasiado encolhida perante o opositor.

A partir da meia hora, mais coisa menos coisa, a equipa soltou-se, passou a jogar mais rápido e com outra acutilância, muito graças ao trabalho de Nani, reconheça-se, conseguindo assim acercar-se mais da baliza de William.

Na sequência dessa melhoria verificada nos últimos 15 minutos da primeira parte, logo no arranque da segunda metade, Liedson - a tradição de marcar no Bessa ainda é o que era - desviou de cabeça um cruzamento fabuloso de Tello, numa jogada onde também interveio Carlos Martins.

O mesmo Tello ao levar inexplicavelmente a mão à bola provocaria alguns minutos depois a grande penalidade que daria o empate ao Boavista. Tello no melhor e no pior da noite.

Até final, destaque para as expulsões de Alecsandro e de Zé Manuel, e 3 oportunidades de golo desperdiçadas por Liedson, Nani e Tonel.

Em relação ao artista do apito, nunca pensei ter que o reconhecer mas esta noite o Olarápio Benquerença até não esteve mal!

Depois da derrota dos andrades em Leiria e mesmo atendendo à "ultrapassagem" que nos feita pelos lampiões, penso que mesmo com um calendário muito complicado ainda temos chances, pelo que creio ser de equacionar seriamente o reforço da equipa com um jogador com tarimba para o meio-campo - demasiado verdinho -, quiçá Rochemback e um bom atacante (Linz?). O problema é que Janeiro está a terminar...

Leonino

Inicio da 2ª Volta

Começa hoje a segunda volta do campeonato. O jogo do Bessa vai ditar em que lugar a nossa equipa vai encarar o resto da competição.
Como sportinguista só há um resultado que me interessa, sempre e em qualquer jogo: a vitória! Como desportista sobram as outras 2 opções, que tenho que aceitar.

O momento do nosso clube é precisamente um momento de incerteza. Enquanto assistimos ao reforçar dos nossos adversários directos vemos que não possuímos argumentos financeiros para nos tornarmos mais fortes. E isso pode lançar a dúvida quer nos adeptos quer mesmo até no plantel. O caminho a seguir é, por isso, voltarmo-nos para nós mesmos, isto é, potenciar ao máximo os nossos recursos.

Esse tem sido, quanto a mim, o nosso maior problema. Sou de opinião que, com este plantel, é possível fazer melhor. É possível fazer melhores jogos e obter melhores resultados. Quanto a mim era necessário e urgente:

1. Em termos globais que exista maior ligação entre sectores. A equipa joga um futebol desgarrado e sem chama. Raramente (no jogo do Restelo nunca o conseguiu) faz uma jogada com princípio meio e fim e os avançados nunca têm a bola jogável.

2. Para tal era importante que quem jogue a trinco, Custódio ou outro qualquer, fosse mais disponível para o jogo. Que entendesse a abrangência das funções. Ser trinco não é só recuperar bolas, é também saber disponibiliza-las a 10, 20 ou 30 metros.

3. É importante que os laterais sejam mais interventivos no jogo ofensivo, dado não haver no plantel um único extremo.

4. Que Paulo Bento acabe definitivamente com a excessiva rotatividade de alguns jogadores. Quem sabe um pouco de alta competição entende que um jogador precisa de jogos seguidos para ganhar rotinas individuais e colectivas. O entra e sai só cria ansiedade de querer fazer tudo bem de uma vez só. Este, quanto a mim, tem sido o maior erro de Paulo Bento. Atente-se à carreira da equipa no ano passado quando jogavam quase sempre os mesmos e veja-se o que tem dado a rotatividade este ano. O caso tão falado do número 10 é um bom exemplo disso. Hoje joga 1 amanhã outro, quando não joga 45m 1 e depois outro. Com os avançados é a mesma coisa. Com os laterais idem aspas, etc.

Enquanto aguardamos pelo jogo de logo aqui ficam os convocados:
1 Ricardo GR
12 Caneira LD
13 Tonel DC
4 Polga DC
11 Tello LE
27 Custódio MD
10 Carlos Martins MO
18 Nani MO
28 João Moutinho MO
19 Alecsandro AV
31 Liedson AV -
16 Tiago GR
78 Abel LD
24 Miguel Veloso DC
25 Pereirinha MO
30 Romagnoli MO
20 Yannick Djaló AV
80 Bueno AV

Verdão

quinta-feira, janeiro 25, 2007

Tonel de saída do Sporting...

Corre o rumor que o Tonel está de partida para Espanha, pois recebeu uma proposta de 82mil euros mensais, ou seja mais 73mil euros do que ganha actualmente no Sporting!

Estando o seu contracto a findar em Junho se não me engano, e tendo o Sporting oferecido apenas 20mil euros mensais para o novo contracto será lógico ver o Sporting perder um bom defesa central sem receber um euro pelo mesmo. Má gestão?

Vai o Sporting adquirir um jogador com as mesmas capacidades de Tonel para o centro da nossa defesa para a próxima época? E apenas lhe oferecer 9mil euros mensais? Talvez, mas fico a espera de mais noticias em relação a este caso... Pois Tonel é uma mais valia e por apenas 9mil euros não estou a ver o Sporting a encontrar um jogador do mesmo calibre para o seu lugar!


Saudações Leoninas!

GreenPower

quarta-feira, janeiro 24, 2007

Não obrigado!

No meu primeiro Post gostava de deixar um modesto comentário sobre o Sr. Fabio Rochemback.

Já por algumas vezes toquei neste assunto, e voltar a bater um pouco mais neste Senhor.

Não ponho em questão a qualidade do jogador mas sim o caracter, que para mim não tem.

Pouco antes de ele se mudar para Inglaterra, li algures na Net uma entrevista dele a dizer " só sáio do Sporting para um clube de maior dimensão" ora bem o Middlesbrough maior que o Sporting??????

Nem de perto nem de longe, a melhor prestação Nacional ou Internacional que jamais fizeram, foi na epoca passada terem chegado a final da taça EUFA, nada mais do que isso.

Voltando ao "Roca" teria sido melhor da sua parte dizer o que todos sabemos, ou seja que só vai para outro clube se for para ganhar mais, pois essa e a lei da vida e é para isso que todos lá andam, para mim foi uma autentica demonstracao de falta de respeito por todos aqueles que durante tanto tempo o apoiaram dentro do Sporting.

Passaram cerca de dois anos e imaginem que, o Senhor quer voltar! agora já não é uma questão que dimensão, porque será ???

Ora eu tenho a resposta: é que aqui (UK) ele nao passa de mais um banal jogador que só quando marca golos (por sinal 2 em dois anos) é que é aplaudido, sentiu falta dos verdadeiros adeptos que tinha em Portugal.

Para mim "meu menino" ficavas no clube de maior dimensão onde nem sequer és convocado.

Sei que muitos nao partilham desta opiniao, e respeito isso, mas para mim o caracter está acima de tudo....and by the away, ele já nao e o mesmo jogador que era, acreditem!

The Best One

Contratação de Janeiro

Não, ainda não é desta que vamos anunciar a chegada de um jogador novo ao plantel do nosso Sporting, mas sim a "contratação" de mais um elemento para a equipa de editores do Sangue LEONINO.

Numa lógica de imparável globalização da paixão pelo nosso clube, depois do Mindo (Luxemburgo) e Luso (Canadá), passamos a contar com o The Best One, um sportinguista dos sete costados que vive em Inglaterra. E não, garanto-vos que não é o José Mourinho...

Muito bem-vindo, The Best One.

terça-feira, janeiro 23, 2007

Ricardo 7º classificado a nível Mundial!!

É para manter Ricardo! E quem sabe acabar o ano em pelo menos 3º classificado! Boa sorte Ricardo!


1.º Gianluigi Buffon - Juventus (Itália) - 295 pontos
2.º Jens Lehmann - Arsenal (Inglaterra) - 140
3.º Petr Cech - Chelsea (Inglaterra) - 91
4.º Iker Casillas - Real Madrid (Espanha) - 47
5.º Van der Sar - Manchester United (Inglaterra) - 45
6.º Rogério Ceni - São Paulo - 39
7.º Ricardo - Sporting (Portugal) - 38
8.º Dida - Milan (Itália) - 34
9.º Abbondanzieri - Getafe (Espanha) - 19
10.º Fabien Barthez - Nantes - 18.

GreenPower

O bár"tolo" que se segue... para o boavista

Pois é Olegário Manuel Bártolo Faustino Benquerença, é este o tolo que se segue para o jogo com o boavista.

O senhor valentim terá tido mão na escolha deste embrulho? Para quem não se lembra e basta ir ver LPFP verá que com este senhor apenas vencemos 1 jogo, e para os mais esquecidos basta pegar no "DVD" do jogo para a taça do ano passado porto - Sporting para ver o roubo que foi esse jogo.


Faço um apelo há Juve Leo, cumpram o que prometeram no ultimo jogo do campeonato, Sporting - Braga!

Saudações Leoninas!

GreenPower

Se a memória não me falha...

... o FSF prometeu investir na equipa principal (falava-se de 5 mio de €) para que a equipa principal voltasse para o caminho dos títulos.

Agora como presidente eleito declara isto... e depois sou eu que sou mauzinho a chamar-lhe de cambalhotas!

Saudações leoninas
Mindo

Pinhalnovense

O sorteio da Taça acabou de ditar um Pinhalnovense-Sporting.
Vamos assim defrontar nos oitavos-de-final esta equipa da II Divisão.



Leonino

Golpe de estádio



A podridão que destrói o futebol português.

Leonino

Um pequeno grande jogador



Há dois anos, no dia 23 de Janeiro de 2005, em Barcelos - frente ao Gil Vicente, João Moutinho estreou-se como titular na nossa equipa principal.

Desde essa data, em 93 partidas realizadas pelo Sporting, o "puto-maravilha" João Moutinho participou "apenas" em 91!

Um evidente exemplo de regularidade, profissionalismo, maturidade e muito talento.

Leonino

segunda-feira, janeiro 22, 2007

De olho nele!

Em época de transferências, espero que os responsáveis pelo futebol do nosso clube estejam atentos a este miúdo, e que ontem até deixou uma impressão positiva em Alvalade.



Ainda por cima, este talentoso "puto" do Rio Ave, Fábio Coentrão de seu nome, há poucos dias assumiu sem complexos o seu sportinguismo, imediatamente a seguir ao sorteio da Taça ter ditado um Sporting-Rio Ave:

“O Sporting é o meu clube desde pequenino. Jogar com Liedson seria um sonho. Estou muito feliz por ter calhado o Sporting em Alvalade. É um sonho jogar naquele estádio.”

Leonino

domingo, janeiro 21, 2007

The best team

Notícias, comentários e opiniões sobre o nosso Sporting, agora também em inglês: aqui!

Leonino

Venha o próximo!



TAÇA DE PORTUGAL (V eliminatória)

Ficha do jogo

Jogo no Estádio José Alvalade.

Árbitro: Nuno Almeida (Algarve).

Sporting - Tiago; Caneira (Abel, 75), Polga, Veloso e Tello; Custódio; João Moutinho, Nani e Romagnoli (Pereirinha, 59); Alecsandro (Yannick, 68) e Liedson.

Suplentes: Ricardo, Tonel, Abel, Farnerud, Pereirinha, Yannick e Carlos Bueno.

Rio Ave - Mora; Ricardo Jorge (António, 23), André Vilas Boas (André Serrão, 71), Bruno Mendes e Milhazes; Niquinha, Vítor Gomes, Delson e Evandro; Chidi e Fábio Coentrão (Keita, 75).

Suplentes: César, André Serrão, Gama, Keita, Samson, António e Costé.

Ao intervalo: 2-0.

Golos:
1-0, Ricardo Jorge, 20 minutos (na própria baliza).
2-0, Liedson, 29.
2-1, Keita, 78.


Leonino

FUTSAL: SPORTING 2 - Benfica 1

Sporting estava obrigado a vencer, e venceu mesmo! Fazendo uma boa partida, ainda que a equipa adversária tenha chegado primeiro ao golo, o Sporting não desmoralizou e chegou mesmo ao triunfo!!


Golos apontados por Adolfo e Evandro! Força Sporting!

GreenPower

sexta-feira, janeiro 19, 2007

Inteiramente merecido!



Francis Obikwelu - campeão europeu de 100 e 200 metros e melhor atleta europeu - foi ontem merecidamente homenageado pelo Sporting com a entrega do «leão de ouro», a qual foi feita por Filipe Soares Franco.

Outra boa notícia foi o facto de ter sido também assinado um contrato de patrocínio para o atletismo do Sporting, com os CTT, representados pelo seu presidente, o "benfiquista" Luís Nazaré.

Obikwelu, um grande campeão que veste de verde e branco.

Leonino

terça-feira, janeiro 16, 2007

Claudio López interessa aos responsáveis do Sporting?

E a nós? Pois é a questão que eu ponho aqui, interessa um jogador que já foi campeão em vários clubes (Valencia, Lazio, América) e com 31 anos de idade?

"López, que chegou ao América no Torneio Apertura de 2004, tem contrato por mais seis meses, mas será dispensado devido à queda de rendimento em campo, segundo informações do próprio clube."

A minha opinião será a mesma que em relação ao Paredes, veio para se reformar e ganhar uns euros num clube com altas condições de trabalho, portanto se o Claudio López vier com muita vontade de triunfar, ai a sua experiência é uma mais valia, caso contrário será mais um dos vários erros cometidos pela administração do nosso Clube!

Esta noticia surgiu hoje na "A bola", mas já tinha conheçimento da mesma há pelo menos 1 semana!

GreenPower

Treino em Alvalade para os interessados...

Nesta Quinta-Feira que se aproxima, o plantel do Sporting vem fazer o treino no novo relvado de Alvalade, por volta das 16 horas as portas abrem-se aos sócios, adeptos e à comunicação social.

Será uma oportunidade de os sócios e adeptos, mostrarem todo o seu apoio ou não, há equipa mas acima de tudo, mostrar que estamos atentos e que estamos famintos de boas exibições por parte da nossa equipa de futebol, a qual deu tantas esperanças na pré-época.

Eu estarei lá em principio para mostrar que estou com a equipa a 100%, pese embora o meu total descontentamento com o tipo de jogo que praticam, ainda assim tentarei mostrar com a minha presença, aos jogadores do Sporting que estão num clube que tem adeptos convictos e apaixonados pelo futebol e que se interessam com o Clube!

Peço assim a todos os que tenham a hipotese de se deslocarem a Alvalade que o façam, e apesar de andarem bastantes descontentes com a equipa nos seus ultimos jogos, provem que somos diferentes e apoiem a equipa para que esta nos queira contemplar com boas exibições!

Saudações Leoninas!

GreenPower

Estratégia ou resignação?

Acabei de ler isto no JOGO:

Apesar de manter ainda uma ténue esperança de resgatar Rochemback ao Middlesbrough, a SAD do Sporting, até por constrangimentos económicos, não pensa noutro reforço neste período de reabertura do mercado de transferências.
Quando faltam apenas duas semanas para encerrar o período de inscrições, a empresa responsável pela gestão do futebol leonino não contempla, de momento, outros cenários, uma vez que o actual quadro financeiro a tal desaconselha, e também porque Paulo Bento confia nos jogadores que orienta.

Mesmo dando o devido "desconto" ao jornal oficial do FCP, parece-me que:

ou os responsáveis do futebol do Sporting estão a fazer bluff, e apostam assim no facto do segredo ser a alma do negócio, podendo surgir alguma surpresa nos próximos dias, o que me parece uma estratégia correcta,

ou então já se resignaram, baixaram a fasquia, optando por se "viver" com aquilo que se tem. O problema é que, como se tem visto pela carreira recente da equipa, com miúdos talentososo mas verdinhos e com um treinador em formação, pouco podemos ambicionar.

Será esta apenas mais uma época para "queimar", para esquecer e para nos resignarmos?

Leonino

sábado, janeiro 13, 2007

Nulidade



Belenenses, 0 - Sporting, 0

Primeiro jogo do nosso clube neste novo ano e primeira decepção.

Na minha opinião, a um nulo no marcador final correspondeu uma nulidade de exibição dos nossos jogadores, salvo honrosas excepções. E nem vou falar de Carlos Martins, para não bater mais no ceguinho...

Frente a uma equipa que só está na liga maior porque recorreu a manigâncias administrativas, e que nos criou alguns problemas, mostrámos todas as deficiências e carências de que padecemos há muito.

Um meio-campo inexistente, inoperante, sem um elemento que pegasse e comandasse o jogo - volta depressa, Roca! -, falta de ligação entre os sectores, dificuldades a saír da defesa, um ataque que foi uma verdadeira nulidade - salve-se o esforço de Liedson - e mais uma vez a sensação de que se o adversário fosse mais forte ou mais competente, a esta hora estávamos a lamentar a perda de 3 pontos.

Grandes oportunidades de golo, nem vê-las! Aliás só me recordo de uma, e para o Belenenses. De resto, mais nada. Temos ou não temos obrigação de produzir mais? Vamos ficar sempre à espera de um lance de sorte ou de uma inspiração momentânea de alguém?

Se é com esta postura e com esta equipa que queremos chegar ao primeiro lugar, é melhor começarmos a pôr as "barbas de molho", porque não me parece que lá cheguemos...

Há uma evidente lacuna de qualidade no nosso plantel, e para além disso, os jogadores de qualidade de que dispomos, revelam uma grande desmotivação e apatia. Quando tudo isto se reúne... só pode dar mau resultado.

Apesar de tudo, louve-se a estreia do "puto" Pereirinha. Que seja mais um talento a despontar. Pelo menos isso!

Leonino

Carlos Martins de Volta!

Em certa parte já tinha saudades do seu futebol, espero que entre de inicio, e que jogue ao seu mais alto nivel!


Outra novidade é a do relvado estar pronto, e o nosso presidente ter afirmado que estão a estudar a hipótese de todas as épocas colocar um relvado novo! Preparem-se para os concertos em Alvalade de forma a reter receitas para o pagamento dos mesmos!



Que o nosso Sporting nos brinde hoje com um bom jogo de futebol transmitido em canal aberto!
Saudações Leoninas!

GreenPower

sexta-feira, janeiro 12, 2007

"Pô, foi só uma caipirinha...!"



Desta vez, o problema foi "só" álcool no sangue.
Como a especialidade desse cromo parece ser atropelar guarda-redes - não é, Ricardo? - a coisa até podia ter tido consequências bem mais graves...

Leonino

terça-feira, janeiro 09, 2007

Italianos atentos a Miguel Veloso



Afinal aquele rapaz que chora com muita facilidade, um tal de "maestro" chamado Rui Costa, às vezes até diz umas coisas acertadas, no caso aos italianos do jornal Gazzetta dello Sport :

«Devem manter os olhos no Miguel Veloso. É um jovem médio de quem vão ouvir falar muito».

Leonino

Taça de Portugal

Sorteio da 5ª eliminatória da Taça de Portugal:

Sporting-Rio Ave

Leonino

domingo, janeiro 07, 2007

Ano novo, plantel velho?

Inicia-se um novo ano, aproxima-se mais uma jornada, depois de um descabido interregno, e em relação a reforços para a nossa equipa... nada!

Eu até posso não perceber nada de futebol, é um facto que não tenho qualquer nível do curso de treinadores, nunca frequentei qualquer formação de gestão desportiva, mas vejo deficiências no nosso sector defensivo, carências no meio-campo e poucas - ou más - soluções no ataque. E perante isto, reforça-se a equipa? Pelos vistos, não!

Sobre possíveis entradas: fala-se de Rochemback... e mais nada. Ah, esquecia-me do Pereirinha. De saídas: João Alves, Romagnoli, e mais uns quantos nomes que podem ir rodar para outros clubes.

Sinceramente, não sei se os nossos dirigentes estão a planear fazer algo sobre o tema, mas como o jogo com o Belenenses se aproxima a passos largos, assim como a segunda volta da nossa liga, seria bom que houvesse novidades a muito breve trecho. Caso contrário, lá vamos nós continuar com os resultados e o discurso de sempre...

Leonino

FC Porto, 0 - Atlético, 1



Muitos parabéns, velhinho ATLÉTICO!

Leonino

quarta-feira, janeiro 03, 2007

Continua a novela...

Não havendo ainda jogos da liga, continua a novela das mexidas nos jornais.

Rochemback desabafa que “eu quero, e adoraria, ir para o Sporting. Já falei muito a sério com o treinador do Middlesbrough e disse-lhe isso mesmo (...) se pudesse voltar ao Sporting viajava hoje mesmo para Portugal. Tenho outros convites mas a minha vontade é voltar. Sei que não é fácil, mas estou a fazer tudo para ir para o Sporting (...) só estou feliz quando jogar e estou disposto a baixar o meu ordenado para jogar no Sporting.”

Por seu lado, Romagnoli anunciou ao chegar a Lisboa que está de saída do Sporting: "há a possibilidade de jogar no Getafe (...) o Sporting já deu o ok para sair (...) foi um ano em que não joguei o que queria e surgiu agora esta oportunidade."

Leonino