"O Mundo sabe que pelo teu amor, eu sou doente / Farei o meu melhor para te ver sempre na frente / Irei onde o coração me levar / E sem receio... farei...o que puder pelo meu Sporting" - osangueleonino.blogspot.com -

Sangue LEONINO

sábado, dezembro 15, 2007

Outros 7-1

O Verde CDV lembrou a nossa célebre vitória de 1986 de 7-1. Por ter chegado já um pouco tarde à discussão que se seguiu e por achar que o que tenho a dizer acrescenta algo ao que foi dito ontem, quer pelo CDV, quer pelos nossos comentadores, decidi postar o meu comentário.

O que vou dizer a seguir pode não agradar a muitos sportinguistas. É certo que a vitória sobre o slb foi uma vitória épica e que merece ser comemorada e deve ser sempre lembrada. Mas é uma vitória que pouco mais significa para nós do que a humilhação do nosso adversário de sempre. Não está associada à conquista de nenhum título ou taça. Há vitórias com muito mais significado para nós que têm sido esquecidas, como por exemplo a de 1-0 sobre o fcp, num golo fabuloso de André Cruz, que acabou por termo a 18 anos de jejum em campeonatos. Foi um golo apenas mas que significou um título, sendo que o 1º depois de 18 anos é sempre de difícil alcance. São estas as vitórias que mais desejo comemorar e às quais desejo que o nome do nosso clube esteja associado. Mesmo que seja por apenas por 1-0, sem o estardalhaço de uma goleada.

Tudo isto para dizer que é evidente que lembrar os 7-1 faz sentido, mas sem demasiado ênfase. Porque o nosso clube precisa é de ambicionar mais do que vitórias isoladas ou esporádicas, mesmo que humilhantes para o nosso adversário. Para mim a verdadeira lição dos 7-1, e que serve perfeitamente para o momento que hoje vivemos, é que, o SCP pode ser muito maior do que tem sido. Basta para isso que acredite nas suas possibilidades e não se deixe diminuir pelos complexos de inferioridade mais a descrença que se parece querer instalar, ou por quem nos gostava de ver confinados ao estatuto de 3º grande.

Para mim a derrota mais humilhante é desistir ou não querer ganhar. Por isso esta vitória de 7-1 tem um significado restrito. A humilhação a que então sujeitamos o slb não tem para mim o significado que muitos lhe atribuem, pelas razões que aduzi acima. Não pretendendo humilhar os nossos adversários, gosto que de os ver em sentido perante o poder do nosso historial. E no que ao futebol diz respeito, afinal a modalidade que mais tem servido de barómetro à vida dos chamados 3 grandes, quero ver mais vitórias e que estas signifiquem mais títulos. Quero outros 7-1, não só em golos mas, sobretudo, em titulos.

P.S. -Não percebo qual a dúvida sobre a capacidade do estádio nessa altura. E este não foi o único jogo em que estiveram 70 mil pessoas desde que a bancada nova foi construída e antes da colocação das cadeiras.

verdão

    Sangue LEONINO


0 comentários:

Enviar um comentário

Sangue LEONINO

<< Home