"O Mundo sabe que pelo teu amor, eu sou doente / Farei o meu melhor para te ver sempre na frente / Irei onde o coração me levar / E sem receio... farei...o que puder pelo meu Sporting" - osangueleonino.blogspot.com -

Sangue LEONINO

quarta-feira, novembro 28, 2007

Afastamento do Sporting dos oitavos-de-final da Liga dos Campeões


1º objectivo da época falhado.

Analisando a nossa participação na Liga dos Campeões até agora, constata-se que no 1º jogo com o Manchester United, se tivéssemos um pouco de felicidade poderíamos até ter pontuado, apesar do Man Utd ter tido na 2ª parte várias ocasiões para "matar" esse jogo. No jogo de Kiev, "matamos" um borrego de imensos anos sem ganhar fora de casa na Taça dos Campeões, 37 anos precisamente, o que demonstra a nossa actual falta de experiência na maior competição de clubes da UEFA.
Nos jogos com a Roma em que tudo se decidiu, também não fomos bafejados pela sorte pois fomos decidir esse apurante para os oitavos, com uma equipa do futebol mais difícil que há, o italiano. Não concordo com o actual modelo da ordem de jogos da CL precisamente por "permitir" uma eliminatória directa dentro da competição, achando que o 1º jogo da 2ª volta do grupo deveria ser em Old Trafford dentro da ordem normal de jogos como havia até à poucos anos atrás nesta competição. No jogo em Roma, sentimos que poderíamos ter empatado lá, mas, apesar da forma infantil como consentimos o 2º golo da Roma, o poderio dos grandes nomes da UEFA fez-se sentir por essa mesma jogada ter nascido de uma falta a nosso favor perto da grande área romana, sendo que nestes jogos de grande equilíbrio por vezes há determinados pormenores que se tornam pormaiores. Em Alvalade então, foi escandaloso o que o Sr. De Bleeckere fez ao não validar um golo marcado na própria baliza por Doni, que na altura nos daria o empate e intranquilizaria o Doni ainda mais no próprio jogo e a Roma por consequência e com o jogo que fizemos estou certo que o venceríamos. Acabamos por ser infelizes no final com o auto-golo do A. Polga, mas a UEFA não nos deixou discutir o apuramento, sendo estes factos escandalosos para a verdade do futebol, mas o poderio de certas equipas faz certos elementos que deviam ser imparciais "fraquejarem" manchando uma competição que poderia ser mais bonita.
No jogo de ontem, em Old Trafford, batemo-nos bem na 1ª parte, mas fraquejámos na 2ª, permitindo ao Utd pressionar sem que de fora houvesse uma sacudidela dessa pressão permitindo com a saída do Purovic e a entrada do Farnerud que essa pressão se intensificá-sse. E quando se defende um empate está-se mais perto de acontecer o que aconteceu, sem desculpar uma vez mais o tal sistema dos árbitros da UEFA, desta vez com o Sr. Bo Larsen, dinamarquês (país com grande admiração pelo futebol inglês e pelo Man Utd em concreto...) desse o empurrão para a que viria a ser vitória do Man United, pois o livre que originou o 2º golo não é falta !

Em suma, falhámos o 1º objectivo da época, por vários motivos, externos e internos. Para além de termos cometido erros infantis (jogadores e treinador incluídos), faltou-nos experiência e traquejo - que só iremos ganhar se andarmos mais regularmente na LC, como equipa e individualmente, pois temos um plantel de jovens com valor mas sem significativa experiência europeia - sendo que externamente fomos prejudicados nos dois jogos com a Roma e no de ontem, o que não nos permitiu lutar pelo apuramento.

Espero agora que contra o Dínamo de Kiev, em Alvalade, possamos terminar esta participação com uma vitória, que seria importante para o Sporting não a nível desportivo, mas a nível de pontos, prestígio e dinheiro.

Fica o tal amargo de boca, apesar da diferença de orçamentos com o Man Utd e a Roma (12 e 14 vezes superior ao nosso) não nos termos sentido inferiores na globalidade dos confrontos, custando-me muito não conseguirmos o apuramento para os oitavos, a exemplo do que aconteceu na época passada.

Prevaleceu a lei do mais "famoso"... para nossa grande tristeza.
Mas enquanto não houver verdade desportiva nos confrontos contra essas tais equipas de renome europeu, será muito díficil chegarmos a esses tão desejados oitavos da Liga dos Campeões. É preciso que a UEFA sinta que fomos grandemente lesados, por isso, espero que o Sporting faça tudo o que estiver ao seu alcance de forma a se castigar, quem nos roubou !

Lion King
    Sangue LEONINO


0 comentários:

Enviar um comentário

Sangue LEONINO

<< Home