"O Mundo sabe que pelo teu amor, eu sou doente / Farei o meu melhor para te ver sempre na frente / Irei onde o coração me levar / E sem receio... farei...o que puder pelo meu Sporting" - osangueleonino.blogspot.com -

Sangue LEONINO

sexta-feira, setembro 28, 2007

Comissão de Arbitragem: A saga continua.

A época ainda mal começou mas são já dignos de registo factos insólitos e todos eles com a arbitragem como cenário, sendo o nosso clube ora protagonista, ora actor secundário. E quando digo “insólitos” estou a ser meigo na adjectivação, obviamente.

Tudo começou com a nota interna sobre a questão dos passes aos guarda-redes. Esta até seria necessária se fosse redigida com rigor e isenção, numa interpretação fiel dos regulamentos em vigor. Mas o que assistimos foi tão-somente a uma articulação vergonhosa de conceitos feitos à medida, com o intuito de branquear um erro de interpretação do juiz da partida no Dragão. Ora se o erro de interpretação pode ser tolerado, por resultar de uma decisão que tem que ser tomada em breves momentos, e sem o apoio de meios auxiliares, a nota interna mancha a Comissão de Arbitragem e deixa a nú que, como foro de justiça, esta não é cega mas simplesmente zarolha.

Esta semana as estreias continuaram. Depois de um erro clamoroso do árbitro auxiliar, na Reboleira, assistimos às desculpas do chefe de equipa, Duarte Gomes, em pleno site da Liga. Uma atitude de grande nobreza, dirão muitos. Para mim marketing puro. Senão vejamos:

- Duarte Gomes, a mando de alguém acima dele, assume as culpas que publicamente são imputadas ao seu auxiliar. Em vez de sair manchado, iliba-se e tenta sair por cima, sabendo perfeitamente que toda a gente viu quem foi o autor (ou actor?...) da decisão. Irá Duarte Gomes ser tão corajoso quando o erro for exclusivamente dele? E os seus colegas adoptarão igual atitude de pretensa humildade? Não creio, porque já antes se esqueceram de se retratar, como muito bem chama a atenção o nosso presidente. O pedido de desculpas contém um pormenor precioso: pede desculpa aos clubes envolvidos. A quem se referia ele? Ao Estrela e o ao Slb? Se assim foi porquê ao Slb? Por só os ter conseguido fazer respirar aos 92 minutos? Quanto a mim deveria ter pedido desculpas ao Estrela e ao futebol em geral.

- Quem aconselhou Duarte Gomes deveria tê-lo feito primeiro junto do auxiliar. Deveria ser este o autor do pedido de desculpas, porque foi quem tomou a decisão. Mais, se o tal conselheiro fosse alguém competente no seu ofício, mandaria imediatamente sujeitar o indivíduo em causa a rigorosos exames de aptidão, porque, em função do que se viu, existem fundadas dúvidas sobre a sua capacidade de visão, para só falar do óbvio. José Lima parece tão vesgo com a comissão que o comanda.

As estreias continuam hoje. Numa entrevista concedida ao DN, Victor Pereira vinca a sua qualidade de sportinguista e lamenta que “as criticas venham do meu clube”. Não sei qual é a estranheza. Ou pensa ele que os seus consócios e adeptos não têm o direito à indignação, perante o que repetidamente se vem passando? Vítor Pereira, na sua qualidade de presidente da comissão de arbitragem, tem nas mãos a forma mais fácil de resolver a questão: trate o Sporting Clube de Portugal com a isenção a que está obrigado e obrigue os seus comandados – árbitros, auxiliares, observadores, etc – a proceder de igual modo. Como sócio cinquentenário essa é, quanto a mim, a sua única obrigação. Pois, era precisamente a ele que se referia Fernando Seara, na passada segunda-feira, na SIC.

Algumas perguntas para responder:

  • Alguém imagina qual a equipa que Paulo Bento vai apresentar no aviário?
  • Quem será o guarda-redes?
  • Liedson jogará sozinho na frente?
  • Que atitude apresentaremos? A da 1ª parte contra o Setúbal ou a de Guimarães?
  • Algum jogador se lembrará que jogaremos em Kiev já na terça-feira?
  • Se Izmailov não recuperar teremos Celsinho ou Farnerud? Ou nenhum deles?
verdão
    Sangue LEONINO


0 comentários:

Enviar um comentário

Sangue LEONINO

<< Home