"O Mundo sabe que pelo teu amor, eu sou doente / Farei o meu melhor para te ver sempre na frente / Irei onde o coração me levar / E sem receio... farei...o que puder pelo meu Sporting" - osangueleonino.blogspot.com -

Sangue LEONINO

quinta-feira, julho 26, 2007

Nós e o Apito Dourado*

Ao longo dos tempos a estratégia do nosso clube, tem sido algo dúbia e ziguezagueante no que diz respeito à corrupção que grassa no futebol português. Entre os avanços e recuos, seguidos de alianças desastrosas de Dias da Cunha e a espera, quase silenciosa, de Soares Franco é muito difícil de escolher. E nem vale a pena recuar mais porque o panorama é idêntico.

Este processo decorre a 2 níveis: ao nível judicial e ao nível desportivo. Ao primeiro nível Sporting não pode intervir, pelo menos nesta fase do processo. Em sede de julgamento poderá ser diferente. Até ao momento é na justiça comum que se têm registado maiores desenvolvimentos, apesar da máquina judicial ser acusada de lentidão, e, normalmente, com razão.

Ao nível desportivo o SCP pode e deve exigir maior rigor e celeridade nos processos. Sei que Lfv o tem feito, para mim apenas como cortina de fumo para ocultar a má gestão e os maus resultados desportivos, e, como se pode ler nas escutas, sem legitimidade. As instâncias disciplinares, quer da Liga quer da Federação, revelam uma lentidão suspeita, que começa a cheirar a conluio.

Os argumentos que irão ser esgrimidos sobre a validade das escutas terão uma importância decisiva na condenação ou absolvição dos arguidos pela justiça comum, mas a justiça desportiva não pode fazer de conta que as conversas que todo o país conhece nunca ocorreram. Quer a Federação quer a Liga têm jogado a favor dos implicados, assobiando para o ar. Não agem, apenas reagem retoricamente, quando muito pressionados. E estamos conversados quando ouvimos o responsável pela disciplina da Liga dizer, em entrevista televisiva, num discurso mais oco que o túnel do Marquês, que a haver decisões disciplinares, estas nunca ocorreriam antes do final da época que se apresta a começar. Só lhe faltou dizer que já sabia o resultado.

Convém assinalar o silêncio cúmplice de alguma imprensa e, em particular, da classe politica. O Sec. Estado do Desporto, permanece calado. PCosta até já foi recebido no Parlamento, já depois da eclosão do escândalo, ficando claro que também não podemos nos nossos eleitos, como quase sempre. Com tantos portugueses eméritos, opta-se por receber o ícone da batota, da xico-espertice, enfim, do principal agente infeccioso que contamina , há 3 decadas, o futebol português. Mais: PC conseguiu aquilo que o interesse nacional não consegue: juntar os esforços de todos para o receber.

Afinal PC é ideólogo, arquitecto e presidente-executivo do grupo que melhor tem funcionado em Portugal, resistente a OPA´s mais ou menos hostis que Lfv agora, e outros antes, têm tentado. E funciona tão bem que, ao contrário do que acontece até nas mais reputadas famílias mafiosas, não se conhece até hoje nenhum dissidente que profira o mais pequeno assobio ou interjeição sobre o que se passa no seu interior. PC parece que consegue iludir muito boa gente, com citações de Régio e apelos à justiça divina.

Depois do “Caso Guímaro”, do que (não) aconteceu aos manos Calheiros e a quem lhes pagou as férias no Brasil, enfim, de 30 anos de trapaças e chitos, está na altura de todos os que temos memória marcarmos uma posição de protesto e indignação. Como não confiamos na justiça comum - foi assim que PC fugiu quando soube que ia ser preso - nem confiamos na justiça desportiva - nunca o pudemos fazer - temos que ser nós a fazê-lo. Aqui, em todos os blogs, mas sobretudo em Alvalade. Faço este apelo em especial às claques e aos adeptos em geral. Não podemos aceitar que, mais uma vez, se mude alguma coisa para que… tudo fique na mesma. Quer a direcção queira, ou não, liderar este processo.

*Este post é uma compilação de comentários meus efectuados na Centuria Leonina a propósito deste tema

verdão

    Sangue LEONINO


0 comentários:

Enviar um comentário

Sangue LEONINO

<< Home