"O Mundo sabe que pelo teu amor, eu sou doente / Farei o meu melhor para te ver sempre na frente / Irei onde o coração me levar / E sem receio... farei...o que puder pelo meu Sporting" - osangueleonino.blogspot.com -

Sangue LEONINO

quarta-feira, maio 23, 2007

Contratações 2006 - 2007: o balanço.

Vivemos a época que se apresta a findar sob o signo das contratações “custo zero” e de empréstimos. Faço agora aqui o meu balanço.

Antes de lá ir deixava para reflexão o seguinte:
Durante todo o ano ouvi e li manifestações contra o primeiro procedimento e não senti igual oposição ao empréstimo de jogadores. Ora o “custo zero” – eufemismo que designa a contratação de um jogador livre, sem ter que pagar o passe ao clube de proveniência – tem a vantagem de o jogador ficar a pertencer ao clube e no empréstimo o clube que recebe o jogador corre o risco de o valorizar, pagar o empréstimo, e depois, se não tiver dinheiro para pagar o respectivo passe, vê-o voar para outras paragens. Um assunto a merecer ponderação agora que parece não haver dinheiro para pagar os passes dos emprestados Romagnoli e Alecsandro.

Aparentemente o balanço das contratações não pode ser considerado positivo dado que dos jogadores adquiridos só Caneira possui o estatuto de titular indiscutível e Romagnoli apareceu apenas na 2ª metade. Julgo no entanto que para ser justo para quem tem a difícil missão de contratar jogadores sem dinheiro que o “valor facial” das aquisições foi bom: Alecsandro era titular indiscutível do Cruzeiro, um dos melhores clubes do Brasil, relegando para suplente Adriano, hoje no fcp. Farnerud, Bueno e Paredes são internacionais de países com estatuto no mundo do futebol. Infelizmente quando é contratado nenhum jogador trás certificado de garantia, independentemente do seu estatuto e preço, como se pode ver por esse mundo fora.

Romagnoli conseguiu demonstrar parte do potencial que o seu estatuto de internacional sub-20 argentino deixava adivinhar. De dispensado em Janeiro tornou-se num dos esteios da qualidade apresentada pelo nosso futebol nesta ponta final. Se conseguisse juntar um pouco mais de constância e de resistência física ficaria para nós um jogador barato. Não faz sentido que o deixem ir embora e venha alguém de valor duvidoso para o seu lugar.

Alecsandro acabou por ser o 2º melhor marcador da equipa com 8 golos apesar de quase nunca ter sido titular, entrando a 20 minutos do fim. Nas vezes em que iniciou o encontro marcou quase sempre. Como muitas vezes aqui disse, para mim jogaria no lugar de Djaló. Como ainda agora se viu contra o Belenenses, a sua presença é benéfica para Liedson, pois confere maior poder de choque e em frente à baliza pode ser útil. Tem contra si o jeito meio desengonçado, que parece não ter agradado a alguns sportinguistas. Penso o mesmo do que disse sobre Romagnoli: Não faz sentido que o deixem ir embora e venha alguém de valor duvidoso para o seu lugar. Por mim ficava.

Bueno conseguiu o seu poker mas pouco mais fez digno de registo, (a não ser falhar golos escandalosos, como com o Aves...), para lá de nunca se ter enquadrado no modelo de jogo da equipa. Por ser um jogador de passe inacessível para os nossos cofres julgo que terminará a sua ligação ao clube e compreende-se. Tenho pena que não possamos esperar mais uma época pois olhando ao seu passado no Uruguai e por parecer ser melhor do que demonstrou. Poderemos estar em presença de um jogador interessante se mais adaptado.

Farnerud e Paredes quase não jogaram. Julgo que jogadores na sua posição precisam de jogos para conseguirem render mas os miúdos que lhes “roubaram” os lugares têm muita qualidade e não lhes deram hipóteses, como lucidamente explicava Farnerud há dias. Convém ainda lembrar que ambos os jogadores registaram várias lesões ao longo da época. Para uma época longa são jogadores a ter em conta. Não os considero fora do baralho, porque ainda por cima são jogadores com contrato.

verdão
    Sangue LEONINO


0 comentários:

Enviar um comentário

Sangue LEONINO

<< Home